sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A espécie-alvo


 
A Galinhola (Scolopax rusticola) é uma ave limícola de porte médio que nidifica em florestas, bosques, áreas de vegetação densa e até mesmo pastagens. Na Europa ocorre nas regiões setentrionais e na região macaronésica, estando ausente em grande parte da região mediterrânica.
 
Por ser uma ave cinegética (alvo de caça) está incluída no Anexo D da Directiva Aves mas, actualmente o seu estatuto de conservação a nível Europeu é desfavorável, por ser uma espécie em Declínio (Birds in Europe). Segundo as categorias SPEC (Species of European Conservation Concern) está incluído na categoria 3, o que indica que embora as suas populações não estejam concentradas na Europa, estas têm estatuto de conservação desfavorável na Europa. No arquipélago da Madeira nidifica apenas na ilha da Madeira e o seu estatuto de conservação é Vulnerável (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal). 

Na região existe pouco conhecimento sobre a sua distribuição, ecologia e não existem dados relativos à sua tendência populacional. É sabido que ocorre em áreas húmidas de altitude, vegetação arbustiva densa e urzais bem desenvolvidos, de forma geral acima dos 1300 metros de altitude, pelo que as áreas limítrofes do Paul da Serra são os principais locais de ocorrência da espécie.




Sem comentários: